Porque existe um processo...

Porque existe um processo..


Em muitas áreas, de nossas vidas, existem "processos". No trabalho, nos órgãos públicos, dentre inúmeros outros.

 Em recuperação, e tratamento para dependência química, mais notadamente nas Comunidades Terapêuticas, não há lugar para "acasos", ou "vistas-grossas", ou "facilitação". Há um programa, a se seguir. E este, deve ser seguido a risca, ao pé da letra. A única excessão, é a de que, deve ser individualizado, ou seja, pode ser e deve ser observado, o indivíduo como único, sendo que cada caso, torna-se único. Não é viável esperar de um residente de comunidade terapêutica que esteja há 10 dias em tratamento, o mesmo que se espera de um, que esteja há 6 meses, em tratamento, isto é óbvio.
Porque existe um processo... - http://www.mais24hrs.logspot.com.brMas de um modo geral, se existem regras, se existe um Regimento Interno, este é, para ser seguido. O R.I. (Regimento Interno), é o conjunto de normas de conduta e moradia, que dá o "norte" de uma CT. Mas, também, atua como "reeducador", do residente. Muitos, chegam às CT'S, com suas vidas pessoais completamente invertidas, destroçadas, e desorganizadas. Seguir de forma inflexível, este conjunto de normas, é fundamental, para o sucesso, no tratamento e recuperação do residente.
Mínimas situações cotidianas, que para olhos destreinados, podem não ter grande significado, como por exemplo: não respeitar o horário de despertar, e quando falo em respeitar, falo em, exatamente quando soa o sino, as 6:30 hrs da manhã, deve-se levantar, e não aguardar na cama, um monitor vir chamar, para levantar-se. Caso não se respeite isto, MS (medida sócio educativa). Este exercício, condiciona o residente à disciplina, e prepara para o dia a dia, no pós internação. Este, é um exemplo, existem vários outros.

Vale lembrar a máxima: " Não é no trem, que tropeçamos, mas sim nos trilhos..."
 
Seguir o processo, é seguir a ordem das coisas, como elas são pré-determinadas, e isto não nos cerceia a iniciativa, de modo algum, isto nos mantém em trilhos...Não há uma vida, sem um mínimo necessário de disciplina, não há recuperação, sem disciplina.

Mais 24 Hrs de Paz e Serenidade
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador