O que são Drogas? Tipos de drogas e classificação

O que são Drogas? Tipos de drogas e classificação 

Breve História

Há cerca de 5 mil anos, uma tribo de pigmeus do centro da África saiu para caçar. Alguns deles notaram o estranho comportamento de javalis que comiam uma certa planta. Os animais ficavam mansos ou andavam desorientados. Um pigmeu, então, resolveu provar aquele arbusto. Comeu e gostou. Recomendou para outros na tribo, que também adoraram a sensação de entorpecimento. Logo, um curandeiro avisou: havia uma divindade dentro da planta. E os nativos passaram a venerar o arbusto. Começaram a fazer rituais que se espalharam por outras tribos. E são feitos até hoje. A árvore Tabernanthe iboga, conhecida por iboga, é usada para fins lisérgicos em cerimônias com adeptos no Gabão, Angola, Guiné e Camarões.

Há milênios o homem conhece plantas como a iboga, uma droga vegetal. O historiador grego Heródoto anotou, em 450 a.C., que a Cannabis sativa, planta da maconha, era queimada em saunas para dar barato em frequentadores. “O banho de vapor dava um gozo tão intenso que arrancava gritos de alegria.” No fim do século 19, muitos desses produtos viraram, em laboratórios, drogas sintetizadas. Foram estudadas por cientistas e médicos, como Sigmund Freud.

Somente no século 20 é que começaram a surgir proibições globais ao uso de entorpecentes. Primeiro, nos EUA, em 1948. Depois, em 1961, em mais de 100 países (Brasil entre eles), após uma convenção da ONU. Segundo um relatório publicado pela entidade em 2005, há cerca de 340 milhões de usuários de drogas no planeta. Movimentam um mercado de 1,5 trilhão de dólares. “Ao longo da história, as drogas tiveram usos múltiplos que alimentaram e espelharam a alma humana”, diz o professor da USP Henrique Carneiro, autor de Pequena Enciclopédia da História das Drogas e Bebidas. Elas deram origem a religiões, percorreram o planeta com o comércio, provocaram guerras, mudaram a cultura, música e moda. Fonte - Super Abril

O que é Droga 

(artigo atualizado em 08/16)
Droga é qualquer ingrediente ou substância química, natural ou sintética que provoca alterações físicas e psíquicas numa pessoa. As drogas naturais são obtidas em plantas e em minerais, as drogas sintéticas são fabricadas em laboratórios a partir de produtos ou substâncias químicas não naturais. Remédios também são drogas, onde a grande maioria é de origem química, estas originadas em substâncias sintéticas, ou naturais. Nesse ponto, na medicina, ou farmácia, a palavra "droga" foi/é usada para os medicamentos em geral, mas tem diferente conotação. Dessa palavra surgiu a "Drogaria", ou Farmácia. Logicamente, não são todos os medicamentos que tem a propriedade de alterar o SNC, mas em geral, todos são e devem ser utilizados senão com receita médica, com muito cuidado, mesmo aspirinas.

As drogas em questão(de um modo geral) circulam pelo corpo e entram na corrente sanguínea podendo causar: dependência (SNC), problemas circulatórios, cerebrais e respiratórios, que somados a outros fatores, iguais a estes citados, podem levar à morte do usuário prematuramente.
Hoje, os principais usuários de drogas são adolescentes de 16 a 18 anos que começam a usá-las por curiosidade, influências, pelo prazer que elas proporcionam, pelo fácil acesso e pelo desejo de que elas resolvam seus problemas.


As drogas são divididas nos seguintes grupos:


Drogas que diminuem a atividade mental – também chamadas de depressoras. Afetam o cérebro, fazendo com que funcione de forma mais lenta. Essas drogas diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual. Exemplos: ansiolíticos (tranquilizantes), álcool, inalantes (cola), narcóticos (morfina). 

Álcool
"Cola"
Tranquilizantes

Drogas que aumentam a atividade mental – são chamadas de estimulantes. Afetam o cérebro, fazendo com que funcione de forma mais acelerada. Exemplos: cafeína, tabaco, anfetamina, cocaína, crack. Obs: A nicotina, apesar de ser uma droga estimulante, logicamente afeta imensamente menos o SNC(sistema nervoso central) do que o crack por exemplo, tampouco causa alterações profundas de comportamento. Ou seja, a pessoa não tem alucinações, não tem perturbação nas funções motoras, tampouco a enorme síndrome de abstinência por fumar cigarros, que muitas outras drogas causam, apesar da dependência psíquica. Por outro lado, o cigarro causa grandes males a nível físico do organismo.
Tabaco - Cigarros
Cocaína
Crack

Drogas que alteram a percepção – são chamadas de substâncias alucinógenas e provocam distúrbios no funcionamento do cérebro, fazendo com que ele passe a trabalhar de forma desordenada, numa espécie de delírio. Exemplos: LSD, ecstasy, maconha e outras substâncias derivadas de plantas. 
Maconha
Cogumelo
LSD


Cada tipo de droga,tende a produzir efeitos diferentes no organismo. A forma como uma substância é utilizada, assim como a quantidade consumida e o seu grau de pureza também terão influência no efeito.
Cada usuário, com suas características biológicas (físicas) e psicológicas, tende a apresentar reações diversas sob a ação de drogas. O meio ambiente também influencia o tipo de reação que a droga pode produzir. Por exemplo, uma pessoa ansiosa (usuário) que consome grande quantidade de maconha (droga) em um lugar público (meio ambiente) terá grande chance de se sentir perseguido (“paranoia”). Já aquele que consome maconha, quando está tranquilo em casa, com amigos, terá menor probabilidade de apresentar reações desagradáveis. 

Os usuários podem ser classificados em: 

- Usuário experimental, que usa drogas pouquíssimas vezes, não se fixa em nenhuma.
- Usuário ocasional, que usa drogas em determinadas situações.
- Usuário habitual, que começa a ter o hábito rotineiro de usar drogas.
- Usuário dependente, que não consegue ficar muito tempo sem usar drogas.
- Usuário abusivo, que usa drogas de forma compulsiva/abusiva. (pode não é necessariamente portador da D.Q)
- Usuário crônico, que é aquele em que a droga passa a ser parte da sua vida ,sendo o fator mais importante.

Legislação
O uso de drogas é considerado crime previsto no Código Penal Brasileiro cujas penalidades variam:

Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:
I - advertência sobre os efeitos das drogas;
II - prestação de serviços à comunidade;
III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Share: