Temática de Passos - O que é?

Temática de Passos - O que é?


Temática de Passos - O que é?
Dissertação Temática, seria uma narrativa, em cima de um determinado tema, abordado de maneira mais pessoal, com uma visão pessoal e/ou experiência, explanados conjuntamente com material literário sobre o assunto/tema. 
Em NA, por exemplo, fala-se em Temática de Passos, ou Reunião Temática de Passos, ou seja, em cima de um determinado tema (Passos). Ainda temos o Estudo de Passos, e são duas coisas diferentes. Quais as diferenças?

Sobre a Literatura de NA 

Literatura oficial de NA
Exemplos Literatura de NA
A fonte...A literatura, é a fonte de: Uma reunião de Passos, e de uma Temática de Passos. Quando fala-se em Literatura dos 12 Passos de NA (Narcóticos Anônimos) por exemplo, fala-se diretamente da literatura oficial, ou seja, Livro Azul (Contém os 12 Passos escritos e  as 12 Tradições, alguns trechos com dissertações, etc), Só Por Hoje (é o livro de meditação diária de NA), Guia para Trabalhar os Passos (Estudos dos 12 Passos mais aprofundado), Isto Resulta Como e Porque (Abordagem profunda dos passos, com relação direta dos Princípios Espirituais de cada um), e outras literaturas. 

A literatura de NA, não pode ser modificada, ou em minha opinião, discutida sob o aspecto de por exemplo, corrigi-la, ou modificá-la condicionando-a à minha vida e vontades. A princípio. Porque? Bem, é o que vem "funcionando" para milhões de adictos, desde que foi elaborada e inspirada a ser escrita, contudo, é um conjunto de sugestões por assim dizer, não regras em si, onde aquele que busca ajuda, poderá nortear sua recuperação pessoal através dela, lembrando que, esta mesma literatura é também um compêndio da experiência de outros adictos. Seguindo esta linha, a recuperação individual, está ligada ao grupo de NA como um todo, se o membro não pode sobreviver sem o grupo, o grupo também não pode sobreviver sem o membro, apesar de que, se um membro cair ou se for, o grupo deve continuar, e continua, paradoxalmente falando.

Por assim dizer, na prática, para se modificar um trecho dos 12 Passos, ou apenas uma palavra por exemplo, esta proposta de modificação seria enviada a Comitês de Serviço e Literatura, teria de ter um sentido prático, e principalmente, seria enviada para cada grupo de NA do país onde foi proposta a mudança, e após isto do mundo todo, ou seja, uma modificação tão profunda (ainda que fosse de apenas uma palavra), somente seria possível através da votação por meio da consciência coletiva de todos. Em NA, nenhuma decisão importante, que envolve a recuperação individual de cada membro (que está ligada a literatura) ou NA como um todo, pode ser tomada unilateralmente por qualquer membro, seja este quem for e seja qual for sua posição como servidor dentro do serviço. Em NA, não há presidência ou diretoria, existem servidores e suas decisões são tomadas com base em uma consciência coletiva, em cada grupo, em cada área, em cada região, em cada país, por no máximo, representantes de cada grupo, escolhidos também, por meio desta mesma consciência coletiva pelos membros dos grupos, consciência na qual, existe a importante presença de um Poder Superior.

Mas, considerando que,  o "modo" de recuperação diária de um, pode não ser "o remédio" para o outro, e vice-versa, cada qual, irá encontrar "sua própria recuperação" dentro desta linha de: 12 Passos + Poder Superior + Grupo + Membros (Partilhas e Apadrinhamento) + Serviço (O serviço, a quem assim se sente a vontade em fazê-lo, é uma grande "ferramenta" espiritual). Exemplo de recuperação pessoal (apenas para ilustrar): O 11º Passo, funciona da seguinte maneira para "Josefino"; além de seu contato pessoal e interior com Deus, ele vai a reuniões religiosas (cultos, missas, etc) 3 vezes por semana ou mais. Já para "Felisberto", o 11º Passo funciona indo há apenas uma reunião religiosa por semana. O que a literatura diz, ou sugere:  

* 11º Passo - Procuramos, através de prece e meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, da maneira como nós O compreendíamos, rogando apenas o conhecimento da Sua vontade em relação a nós, e o poder de realizar essa vontade. 

Ou seja, não diz quantas vezes ir a uma igreja, ou quantas vezes orar. Esta resposta, aquele que está buscando este contato, encontrará. Apenas sugere, melhorar por meio da prece e meditação, este contato com Deus. Como, quando, e onde, faz parte da ação de cada um.

Estudo de Passos

O estudo de passos, em geral acontece nas salas de NA. É feito em uma das partes da reunião, ou em um dia específico (cada grupo tem autonomia nestas questões). Estas reuniões de passos e estudo de passos, são em geral também, feitas com a leitura destes passos, acompanhada da partilha dos membros acerca de trechos, ou do passo como um todo. Este tipo de reunião, tem um formato, ou seja, segue um parâmetro de discussão e processo, do grupo em que é feita.

Temática de Passos

Esta é uma reunião, ou parte de uma reunião voltada também aos 12 passos. Porém há uma diferença. Ela é realizada por um (ou mais membros) membro previamente "eleito", que irá realizar uma dissertação a respeito de um passo específico, usando para isto sua própria experiência, e pontos de vista. Pode ou não, mas geralmente o é, ser aberta a perguntas dos outros membros presentes. Este tipo de reunião por sua vez, não tem por parte daquele que faz a apresentação da temática, um parâmetro pré-definido, ou seja, existe a liberdade para apresentar, falar, e dissertar da forma que este achar melhor e mais confortável.

Em ambos os casos, como em qualquer reunião, os membros de NA, tem por primordial a 1ª Tradição, que diz: * "Nosso bem estar comum deve estar em primeiro lugar, a recuperação individual depende da unidade de NA". 

Sobre o bem-estar; tanto em partilhas, como em reuniões temáticas ou de passos, ou qualquer outra reunião, é sugerido aos membros, ou visitantes que se fizerem presentes, evitar o uso de palavras de baixo calão, e dar nomes às substâncias, respeitando-se o ambiente de recuperação, e evitando o desconforto de recém chegados (nomes de drogas com descrições muito detalhadas, tendem a ativar a memória química, principalmente de pessoas que estão no início da abstinência destas). Ou seja, com isso, não nos esquecemos que existem outros conosco na sala, que não estamos sozinhos na partilha, e nossa partilha pode sim, afetar outro adicto que está no início de sua caminhada pelos 12 Passos. Quanto a unidade, este trecho do livro Isto Resulta Como e Porque, é bem assertivo: * "Embora pensemos na unidade como um sentimento ou uma circunstância, ela não se limita a "acontecer".  A unidade subjacente ao nosso bem-estar comum exige um empenho pessoal e uma ação responsável. Por exemplo; quando aceitamos a responsabilidade pessoal de apoiar o nosso grupo-base, estamos a promover a unidade de NA e a fortalecer o bem-estar comum de toda a irmandade". (...) Isto Resulta Como e Porque Pg. 130

*Nota: Foram utilizados alguns trechos, ou referências da Literatura Oficial de Narcóticos Anônimos, todos assinalados com * . O conteúdo do artigo, é de responsabilidade do autor, e subjetivo à sua experiência e visão pessoais. Não há qualquer relação deste site, com a irmandade de NA, tampouco este site, responde por NA. Toda e qualquer informação, deve ser obtida através do site oficial de NA, ou em uma sala mais próxima na sua cidade.

Autor - Emerson
Mais 24 Hrs de Paz e Serenidade

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Orientações para comentários
Por favor, certifique-se de que seu comentário tenha relação com o artigo em questão, ou com o conteúdo deste blog.
Comentários OFENSIVOS, ou que façam APOLOGIA a qualquer tipo de DROGA LEGAL, ou ILEGAL, não serão publicados, bem como anúncios comerciais de qualquer espécie.
Para anúncios, entre em contato com blogmais24hrs@gmail.com


Sua opinião e participação, são muito importantes. Participe !
Obrigado, Emerson - Administrador