Crack

Crack
Composição química do crack - O crack é obtido a partir da mistura da pasta-base de coca ou cocaína refinada (feita com folhas da planta Erythroxylum coca), com bicarbonato de sódio e água. Quando aquecido a mais de 100ºC, o composto passa por um processo de decantação, em que as substâncias líquidas e sólidas são separadas. O resfriamento da porção sólida gera a pedra de crack, que concentra os princípios ativos da cocaína.

Segundo o químico e perito criminal da Polícia Federal (PF) Adriano Maldaner o nome ‘crack’ vem do barulho que as pedras fazem ao serem queimadas durante o uso. “A diferença entre a cocaína em pó e o crack é apenas a forma de uso, mas o princípio ativo é o mesmo”, afirma Maldaner.

Por ser produzido de maneira clandestina e sem qualquer tipo de controle, há diferença no nível de pureza do crack, que também pode conter outros tipos de substâncias tóxicas - cal, cimento, querosene, ácido sulfúrico, acetona, amônia e soda cáustica são comuns. “A pureza vai depender do valor pago na matéria-prima pelo produtor. Se a cocaína for cara, é misturada com outras substâncias, para render mais. Se for de uma qualidade inferior, pouca coisa ou nada é adicionado”, diz Maldaner. 

Forma de uso e ação no organismo
 
Crack
O crack geralmente é fumado com cachimbos improvisados, feitos de latas de alumínio e tubos de PVC (policloreto de vinila), que permitem a aspiração de grande quantidade de fumaça. Mas pode ser inalado (aspirado), e injetado (mais comum nos EUA). A pedra, geralmente com menos de 1 grama, também pode ser quebrada em pequenos pedaços e misturada a cigarros de tabaco ou maconha – o chamado mesclado, pitico ou basuco.
 “Ao aquecer a pedra, ela se funde e vira gás, que depois de inalado é absorvido pelos alvéolos pulmonares e chega rapidamente à corrente sanguínea”, conta Maldaner. Enquanto a cocaína em pó leva cerca 15 minutos para chegar ao cérebro e fazer efeito depois de aspirada, a chegada do crack ao sistema nervoso central é quase imediata: de 8 a 15 segundos, em média. É por esta razão que o crack pode ocasionar dependência mais rapidamente. 

A ação do crack no cérebro dura entre cinco e dez minutos, período em que é potencializada a liberação de neurotransmissores como dopamina, serotonina e noradrenalina. “O efeito imediato inclui sintomas como euforia, agitação, sensação de prazer, irritabilidade, alterações da percepção e do pensamento, assim como alterações cardiovasculares e motoras, como taquicardia e tremores”, explica o psiquiatra Felix Kessler, do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Efeitos físicos e mentais
Efeitos a curto prazo

Os efeitos do crack, por ser fumado, são mais imediatos e mais intensos dos que a cocaína em pó.
Perda de apetite
Aumento do batimento cardíaco, pressão sanguínea, temperatura corporal
Vasos sanguíneos contraídos
Aumento do ritmo respiratório
Pupilas dilatadas
Padrões de sono perturbados
Náuseas
Hiperestimulação
Comportamento bizarro, errático, algumas vezes violento
Alucinações, hiperexcitabilidade, irritabilidade
Alucinações tácteis que criam a ilusão de insectos a rastejar debaixo da pele
Euforia intensa
Ansiedade e paranoia
Depressão
Ânsia intensa da droga
Pânico e psicose
Doses excessivas (mesmo só uma vez) podem conduzir a convulsões, ataques epilépticos e morte repentina


Efeitos a longo prazo

Danos irreversíveis nos vasos sanguíneos dos ouvidos e cérebro, pressão sanguínea elevada, que pode levar a ataques cardíacos, derrames cerebrais, e morte
Danos no fígado, rins e pulmões
Dores intensas no peito
Insuficiência respiratória
Doenças infecciosas e abcessos se injectado
Má–nutrição, perda de peso
Decadência dentária severa
Alucinações auditivas e tácteis
Problemas sexuais e danos reprodutivos e infertilidade (tanto para o homem como para a mulher)
Desorientação, apatia, exaustão confusa
Irritabilidade e perturbações de humor
Aumento da frequência do comportamento de risco
Delírio ou psicose
Depressão intensa
Tolerância e dependência (mesmo quando consumida apenas uma vez)

Fontes - Crack nem pensar - DrugFreeWorld
Share: